Afinal, o VAR ajuda ou atrapalha?

Afinal, o VAR ajuda ou atrapalha?

VÌDEO ASSISTANT REFEREE

Var - Vídeo Assistent Referee em ingçês ou simplesmente árbitro assistente de vídeo. Em 2018 a FAB - Football Assossiation Board apresentou a novidade, testada desde 2016. Novidade no tocante ao seu uso no futebol, uma vez que já era usado em esportes como barquete, futebol americano, vôlei e tênis. O que não se contava é que uma miríade de problemas viria a acompar a esta pratica exercida entre quatro paredes. O VAR possui um sistema eletrônico para que os árbitros de vídeo, que permanecem em uma sala isolada, possam se comunicar com o árbitro que está em campo. O árbitro principal pode a qualquer momento solicitar a revisão de algum lance para que seja corrijido, se for o caso. Sempre caberá ao árbitro de campo a decisão final. Hoje em dia praticamente todos os gols de uma partida passam pelo crivo do VAR, e aí começa a polêmica. Mesmo com o recurso de conferir os lances acrescentando linhas ao vídeo que registra impedimento no lance eou outras irregularidades, está tudo ainda longe de uma unanimidade - se é que esta um dia vai existir.

PÊNALTIS

Aí é que mora a confusão. Foi ou não foi pênalti? Aí entra a questão que gera muitas discussões: tudo é uma questão de interpretação(?) peraí... se tudo é uma questão de interpretação, pra que VAR? O VAR teria que ser uma espécie de ciências exatas aplicadas ao futebol, se cair na subjetividade, daí, realmente não serve pra nada, ou melhor, só serve para atrapalhar. Recentemente tivemos episódios lamentáveis em jogos do Campeonato Bradileiro, em que a tal interpretação prejudicou times na competição.

SÃO PAULO x X PALMEIRAS

Dois exemplos do que estou dizendo foram são as partidas Bragantino e Grêmio em 4/10 e o clássico São |Paulo e Palmeiras em 5/10. No clássico paulista algo bizarro ocorreu, Allan do Palmeiras quase quebra as pernas de Tapia dentro da área, o árbitro Ramón Abatti Abe não dá nada. A imagem é clara, pênalti! mas Abel justifica que não deu a penalidade porque o agressor "deslizou" na grama, por isso atingiu o jogador do São Paulo. Ora! ele admite que o palmeirense atingiu o adversário na área, se chegou deslizando ou montado em um cavalo não importa, derrubou o adversário na área, isso é pênalti seu juiz! A CBF - ora, quem diria - não gostou da impertinência da equipe de arbitragem e mandou todos, juiz e VAR, para a geladeira.

BRAGANTINO X GRÊMIO

Já nos acréscimos do segundo tempo Praxedes do Bragantino cruza na área e a bola resvala no lateral Marlon do Grêmio e e vai para escanteio. Tudo normal, o Juiz Lucas Casagrande dá o tiro de canto. Mas... é chamado pelo VAR que viu um toque "intencional" de mão do lateral gremista. Na imagem se pode ver claramente o jogador recolhendo o braço para junto do corpo, a bola bate no braço colado ao tronco. Pela norma isso não é pênalti, mas o VAR chamou o ´rbitro para conferir no vídeo e... sim! Casagrande deu o pênalti! Aquele mesmo que não havia dado, só o escanteio, porque não havia realmente acontecido. Ele então "corrige" seu acerto e manda a bola para a cal. CBF confere o escândalo e manda todos para a geladeira, VAR, juiz, etc.

ERROS

São erros grosseiros, e acontecem rodada por rodada. Fica a pergunta, como alguém que pode conferir lances em vídeo, pode tirar um acerto para "colocar" um erro na partida. Pelo jeito muita gente vai ainda para a geladeira até, quem sabe, a coisa finalmente entrar nos eixos. De minha parte nçao acredito nisso, pelo menos não por agora. Em tempo: são sete pessoas na cabine do VAR. 1 VAR, 2AVAR, 2 Operadores de Replay, um Supervisor de Protocolo e 1 Gerente de Qualidade. Por enquanto, sobre a pergunta que dá título a esta matéria, na minha humilde opinião, só atrapalha...

Compartilhe este artigo

Comentários (0)

Carregando comentários...