Dose fatal! o metanol na bebida

Está aí um grande mistério, que a polícia de São Paulo (e também a Federal) terá de desvendar. Por que será que 22 pessoas no estado consumiram bebidas alcoolicas e resultaram envenenadas, inclusive com seis óbitos. Uma operação policial se iniciou depois da divulgação deste trágico ocorrido, consequência de ingestão de metanol na bebida.
O metanol é um produto químico altamente tóxico que não se destina ao consumo humano. É encontrado em fluídos autocongelantes.
É mais comum casos de intoxicação por metanol entre viciados e moradores de rua que ingerem produtos nocivos à saúde, e não se importam com isso, inclusive os levando a óbito não raras vezes.
Só que...
Essa tragédia bateu no andar de cima, ou seja: em bares onde vodca, uísque, gin e outros destilados são consumidos.
Mas como esse veneno foi parar nessas bebidas?
Eis o mistério. Ainda não se sabe se o metanol foi adicionado por donos de bares (para dar mais volume)ou se no momento da fabricação do produto. Outras opções também são levantadas pelas autoridades, mas tudo segue sendo uma grande interrogação. Distribuidoras também são investigadas, afinal, tudo nessa cadeia, nesse caminho da fabricação até boca do consumidor, está sob suspeita.
Diga-se de passagem...
O metanol pode estar presente em bebidas fermentadas como cerveja e vinho, mas em pequenas quantidades que não oferecem risco. A Organização Mundial da Saúde alerta para que mesmo bares legítimos fiquem atentos a embalagens falsificadas.
Um mercado de R$ 56,9 bilhões!
Sim! Isso só no Brasil! É o que aponta o relatório divulgado este ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP- um aumento de 224% em relação a 2017. Se não bastasse, a sonegação fiscal no setor em 2023 foi de mais de 28 bilhões! Existe até um Anuário de Falsificação feitopela Associação Brasileira de Combate à Falsificação e esta diz que que a produção ilegal de cerveja artesanal mais que dobrou entre 2016 e 2022, chegando a 48,1 milhões de litros.
O crime organizado já botou o dedo aí?
A Associação Brasileira de Combate à Falsificação levantou a hipótese de o PCC estar metido nisso. Já a Polícia Federal abriu inquérito para investigar o caso, pois há indícios de que a bebida pode ter sido distribuída para outros estados. Até porque as investigações apontam o PCC e Comando Vermelho estão envolvidos em comércio de bebidas alcoolicas, ou seja, resolveram diversificar seus negócios .
Resumo da ópera:
é bom termos cuidado ao fazer nosso happy hour com noosos amigos. Nosso drink pode estar batizado pelo PCC. Daí corremos o risco de cegueira ou pior: morte. Resta torcer para que a polícia descubra e termine com essa treta nojenta.Era só o que faltava, desconfiarmos de que o terror está ali, na próxima dose!
Comentários (0)
Carregando comentários...