Pepsi-Cola um case de sucesso!

Existem cases de marketing que mostram as habilidades e competências de um gestor de marca que superam quaisquer expectativas.
O caso ocorreu no Rio Grande do Sul, nas décadas de 50 e 60, onde Heitor Pires, após viagem aos Estados Unidos, uma das versões, trouxe um desafio que mais tarde comprovou sua iniciativa assertiva contrariando os mais otimistas.
Formado em Direito, trabalhou como jornalista no Correio do Povo, tradicional empresa jornalística do Rio Grande do Sul, até o dia em que achou que, apesar do gosto pela atividade no jornal, isso não o satisfazia completamente em termos de ambição.
Daí, partiu para a carreira de advocacia, onde obteve muito êxito e seus negócios prosperavam.
Sempre com a ambição empreendedora, Heitor Pires conseguiu a concessão da Pepsi-Cola, que iniciava sua expansão no mercado brasileiro.
Muitas foram as promoções, grandes jogadas de marketing, projetos culturais, sociais, patrocínio ao carnaval, distribuição gratuita em eventos diversos, entre outras atividades de divulgação da marca Pepsi-Cola.
Como descendente português e participando de diversas organizações junto aos seus compatriotas, se utilizou deste relacionamento para aumentar sua rede de comercialização da sua marca de refrigerantes.
Na época, grande parte dos restaurantes e bares de Porto Alegre como também do todo o estado do Rio Grande do Sul, eram de proprietários portugueses, assim, envolveu toda a colônia sugerindo a comercialização e exclusividade para a sua marca de refrigerante.

Na américa latina a Pepsi-Cola detinha em torno de 10% da venda de refrigerantes, enquanto a Coca-Cola mais de 50%.Pepsi-Cola um case de sucesso!
Um grupo de pesquisas da UFRGS, em um estudo por eles desenvolvido, denominou este fenômeno de PEPSI-TCHÊ!
O Rio Grande do Sul foi o único lugar/região do mundo onde a Pepsi-Cola vendeu mais que a Coca-Cola, isso a partir da década de 50, pelas mãos de Heitor Pires.
Com seu prédio na Av. Praia de Belas, a fábrica mantinha as janelas abertas para se ver o trabalho interno da fábrica e visitação para os interessados em conhecer melhor as linhas de produção, mais um motivo de confiança e transparência da marca.
Esta, entre outras realizações e curiosidades, fizeram deste homem o conhecido “Mister Pepsi-Cola”, com seu empreendimento de maior sucesso.
Comentários (0)
Carregando comentários...