Roubo de cinema no Louvre!

Roubo de cinema no Louvre!

SETE MINUTOS

Já era o meio da manhã de domingo em Paris quando seguranças do Louvre solicitaram aos já numerosos visitantes que deixassem o museu. Nenhuma explicação até então havia sido dada. Porém duas espécies de estampidos já tinham ecoado pelos imensos corredores. É que um pouco antes, dois homens estacionaram um elevador de móveis e o colocaram em funcionamento. A dupla, auxiliada por dois parceiros no crime, subiu até uma janela no primeiro andar e invadiu a Galeria Apolo. Eram 9:34, a dupla ameaçou os guardas - que deveriam estar incrédulos com a audácia dos ladrões - e cortou o vidro de duas vitrines. Meteram a mão, então, em uma tiara, colar de safira com brincos combinando da coleção das rainhas Marie-Amélie e Hortense; um colar e brincos de esmeralda pertencentes a Marie-Louise; um broche relicário; e uma tiara e um grande laço de corsage da Iimperatriz Eugénie. O valor é inestimável, são milhõe e milhões de euros. O grupo fugiu em duas scooters TMax. E tudo foi feito em sete minutos.

"FALHAMOS"

O ministro da Justiça Gérald Damanin reconheceu que o roubo dá "uma imagem deplorável da França",admitiu ele: "falhamos". É incrível, a segurança do Louvre deveria se basear em vigilância por vídeos e patrulhas externas - mas ninguém percebeu a chegada do elevador de móveis em um domingo, quando não havia trabalho programado.

AMADORISMO

Benjamin Camboulives porta-voz do sindicato policialAlternative Police, vê esperança no amadorismo dos ladrões , especialmenteb por ter em largado a coroa da imperatriz Eugéne - ctravejada com 1.354 diamantes e 56 esmeraldas - durante a fuga. já está em poder da\Brigada de Repressão ao crime as imagens da ação dos invasores. Eles deixaram para trás um colete; um cobertor com vestígios de DNA e e o elevador de móveis que o grupo tentou, mas não conseguiu incendiar.

PROTOCOLO

Apesar de tudo o ministério da Cultura afirmou que dentro do museu o protocolo parece ter sido seguido. Os alarmes conectados à polícia foram disparados quando as janelas e vitrines foram quebradas, e os cinco funcionários de plantão retiraram os vositantes em segurança. Autoridades desconfiam: ser a encomenda de algum colecionador , caso em que, se identificarem esse colecionador e patrocinador encontrarão as jóias em bom estado. Mas pode ser pior: pode ser encomenda visando somente as pedras, pérolas e metais, aí a coisa piora - e muito.

ROUBO DE CINEMA

O presidente Emmanuel Macron disse esperar que seja o primeiro caso em que "recuperaremos as obras e que os autores serão levados à justiça", afirmou em postagem no X. Pode ser e pode não ser, mas uma coisa é certa: se encontrados os "artistas" que realizaram o feito, o ocorrido deve virar fime, ah sim, não tenham dúvidas quanto a isso. Pode ser que haja quem perdoe os ladrões, mas Hollywood ... Hollywood não.

Compartilhe este artigo

Comentários (0)

Carregando comentários...