São Paulo: roubo de celular é uma epidemia das ruas

São Paulo: roubo de celular é uma epidemia das ruas

600!

Um número assustador! 600 celulares são roubados por dia na cidade de São Paulo, mesmo levando em conta a gigantesca população da capital paulista. Os números são da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e é no centro da capítal que a coisa é mais grave, metade deste número ocorre ali, o bairro campeão é Pinheiros.

CELULAR SEGURO

O Celular Seguro é uma plataforma criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com a Anatel, Febraban, operadoras de telefonia e bancos. Em 2024 foi criado o Modo recuperação, que desativa o chip e os aplicativos bancários sem bloquear fisicamente o aparelho, isso facilita o trabalho de investigação das policias estaduais na investigaçãopara ecuperação dos aparelhos. A partir de abril de 2025 , a consulta pública do IMEI passou a informar se o celular está nesse modo no site da Anatel e no app. O Celular Seguro foi desenvolvido por órgãos oficiais e por instituições financeiras. Se o celular for recuperado, o próprio usuário pode remover arestrição ecessando o site ou app Celular Seguro com sua conta gov.cpm.br.

NOVIDADE

Em abril de 2025 uma nova funcionalidade passou e enviar mensagens automáticas via WhatsApp para quem inserir um novo chip em um celular registrado como roubado ou perdido. O oibjetivo é orientar a devolução e desencorajar o uso do aparelho. O Google também entrou na briga e irá usar Inteligência Artificial para identificar sinais de roubo e bloquear automaticamente a tela do aparelho, reforçando a segurança.

COMO BLOQUEAR E DESBLOQUEAR

O bloqueio pode ser feito rapidamente pelo app ou site após login com a conta gov.br basta selecionar o número e acionar o alerta. O sistema automaticamente envia os dados às operadoras e bancos parceiros para bloquear o chip e os apps. Se o aparelho for compatível , também pode haver bloqueio por IMEI. O desbloqueio pode ser feito da mesma forma: o usuário acessa o sistema , identifica o celular e reverte a restrição.

Que todas essas iniciativas tenham efeito para aredução dos roubos, mas só mesmo na prática poderemos conferir os resultados. Enquanto isso é bom não falar ao celular na rua, os vagabundos farejam quem está "dando mole", seja em São Paulo ou qualquer rua ou avenida Brasil afora. É bom ficarmos ligados, atentos porque sempre achamos que isso é coisa que acontece com os outros. Pois é... mas lembremo-nos para os outros nós somos "os outros". Todo cuidado é pouco.

Compartilhe este artigo

Comentários (0)

Carregando comentários...