Tensão no Caribe: furacão Melissa deverá devastar a Jamaica

Tensão no Caribe: furacão Melissa deverá devastar a Jamaica

MONSTRO DE VENTO

O Violento furacão Mesissa, um poderoso monstro feito de vento, se aproxima perigosamente do Caribe notadamente da Jamaica. Com ventos de - incríveis - 280 km por hora,o monstruoso furacão deverá chegar nesta terça (28) pela manhã. Desde o início dos registros há 174 anos nunca algo tão violento foi registrado, o evento terá categoria 5. A previsão é de que o furacão atravesse a ilha na diagonal, entrando na região de Santa Isabel, no sudeste, e saindo pela região de Santa Ana o norte, segundo meteorologistas. Poucas horas depois Melissa deve atingir Cuba.

VENTOS "CATASTRÓFICOS"

O fenômeno ganhou força nas últimas horas e atingiu ventos "catastróficos" afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC na sigla em inglês) dos Estados Unidos em boletim divulgado às 6 horas de Brasília.

O fenômeno é caracterizado como "extremamente perigoso" e

vai gerar consequências que ameaçam a vida, como inundações

repentinas e um aumento do nível do mar de até quatro metros

emalgumas partes da ilha segundo o NHC. Ao menos 1,5 milhão

de pessoas devem ser impactadas pela passagem do Melissa na ilha

metade da população da Jamaica.

EVACUAÇÃO

O governo jamaicano emitiu ordens de evacuação obrigatória para diversas regiões e alertou para danos catastróficos na ilha. Cuba já começou a a evacuar parte de sua população. Às 6 horas da manhã em Brasília o furacão Melissa estava localizado a cerca de 180 quilômetros da capital jamaicana Kingston e aproximadamente 465 quilômetros a sudoeste de Guantánamo, em Cuba, e se aproxima a 8 km por hora, segundo a NHC.

"Não existe infraestrutura na região capaz de suportar um furacão de categoria 5.

A questão agora é a velocidade da recuperação. Esse é o desfio" , disse o primeiro-ministro

Andrew Holness.

CONSEQUÊNCIAS

As consequências do "monstro" já se fazem notar: deslizamentos de terra, queda de árvores e numerosos apagões já acontecem. Autoridades na Jamaica alertam que a limpeza e avaliação dos danos serão lentas. Uma maré de tempestade com risco para a vida, aumento no mar de até 4 metros de altura,é esperada no sul da ilha e autoridades estão preocupadas com o impacto em alguns hospitais na costa. O ministro da Saúde Chistopher Tufton disse que alguns pacientes foram transferidos do térreo para o segundo andar, "e esperamos que isso seja suficiente para para qualquer elevação que venha a ocorrer no nível do mar".

MORTES

A tempestade já foi responsável por causar um total de sete mortes no Caribe, incluindo três na Jamaica, três no Haiti e uma na República Dominicana onde outra pessoa segue desaparecida. "vamos enfrentar isso juntos", disse Evan Thompson diretor do principal serviço meteorológico da Jamaica. A verdade é que é difícil de prever o tamanho da tragédia que surge no horizonte do Caribe. Só restará ao povo local torcer para que a fúria de Melissa passe logo, e que não vá assombrar outras terras. A reconstrução da Jamaica não deverá ser algo fácil.

Compartilhe este artigo

Comentários (0)

Carregando comentários...